Dia 13 de maio de 1888 foi o dia da abolição da escravatura no Brasil.
O fim do cativeiro!
É DIA DE PRETO-VELHO!
Na Umbanda, esse dia ( 13 de Maio ) é muito importante, um dia especial, dia reservado aos nossos queridos Pretos - Velhos e Pretas - Velhas. Entidades que trabalham na corrente africana representando os escravos. Os escravos que se revoltavam com tantos tormentos, reagiam suicidando-se, evitando a reprodução, assassinando feitores, capitães-do-mato e proprietários. A resistência também acontecia nas fugas das fazendas e na formação dos quilombos, onde os negros tentaram reconstituir sua vida africana. Um dos maiores quilombos foi o Quilombo dos Palmares onde reinou Ganga Zumba ao lado de seu guerreiro Zumbi. A "macumba" era um ritual de liberdade, protesto, reação à opressão. As rezas, batucadas, danças e cantos eram maneiras de aliviar a asfixia da escravidão. Os negros que se adaptavam mais facilmente à nova situação recebiam tarefas mais especializadas como reprodutores, caldeireiro, carpinteiros, tocheiros, trabalhador na casa grande (escravos domésticos) e outros. Outros ganharam alforria pelos seus senhores por causa das leis do Sexagenário, Ventre livre e enfim pela Lei Áurea. Alguns negros aos poucos conseguiram envelhecer e constituir mesmo de maneira precária, a união da língua, culto aos Orixás e aos antepassados, tornando-se elementos de referência para os mais novos, refletindo os velhos costumes da Mãe África. Muitos desses escravos atingiram avançada idade e junto com a idade o conhecimento. Assim são os Pretos-Velhos da Umbanda. Eles representam a força, a resignação, a sabedoria, o amor e a caridade. São um ponto de referência para todos aqueles que necessitam. Eles curam, ensinam, educam pessoas e espíritos sem luz. Os Pretos - Velhos representam a humildade, não têm raiva ou ódio pelas humilhações, atrocidades e torturas a que foram submetidos no passado. Muitos desses Pretos - Velhos foram os escravos que suportaram suas provas com resignação, com coragem, com muita humildade e com muito amor no coração.
Saravá Pai Preto e Mãe Preta !!!
Fica aqui a minha pequena homenagem à esse povo que tanto amo.
Muito obrigada a todos os Espíritos que trabalham na Corrente Africana da Umbanda.
Obrigada pelos conselhos, pelos puxões de orelha, pelas orientações e também pela paciência que os Senhores tem conosco aqui na terra.
Pedimos que estejam sempre ao nosso lado, nos fortalecendo e amparando sempre, pois ao lado dos Senhores sabemos que estamos no caminho certo.
Muito obrigada a todos os Espíritos que trabalham na Corrente Africana da Umbanda.
Obrigada pelos conselhos, pelos puxões de orelha, pelas orientações e também pela paciência que os Senhores tem conosco aqui na terra.
Pedimos que estejam sempre ao nosso lado, nos fortalecendo e amparando sempre, pois ao lado dos Senhores sabemos que estamos no caminho certo.
PRECE AOS PRETOS VELHOS
Louvados sejam todos os pretos-velhos.
Louvados sejam vós que formais o santíssimo rosário da Virgem Maria.
Santas Almas Benditas, protetoras de todos aqueles que se encontram em aflição.
A vós recorremos espíritos puros pelos sofrimentos, grandiosos pela humildade e bem aventurados pelo amor que irradiam, socorre-me pois encontro-me em aflição.
Concedam-me, meus bondosos pretos-velhos, a graça de (pede-se a graça que deseja alcancar) através da vossa intercessão junto a Santa Virgem Maria, santíssima mãe de Deus e de todos nós.
Dai-me meus pretos-velhos um pouco de vossa humildade, de vosso amor, e de vossa pureza de pensamentos, para que possa cumprir a minha missão na Terra, seguindo todos os vossos exemplos de bondade.
Louvadas sejam todas as Santas Almas Benditas.
Tenham piedade de nós.
Assim seja.
Salve as Almas e o povo de Aruanda.
ResponderExcluir