terça-feira, 1 de setembro de 2009

Rotina!

Nesses quase 3 meses de vivência como Mãe aprendi uma coisa muito importante sobre sono, alimentação e como educar e concluí que: bebê precisa de rotina. Desde pequeninho sempre me preocupei com isso. Para que o bebê se sinta seguro e amado, é importante estabelecer limites.
Tudo começa com os horários dos banhos, porque tão pequeninho assim não dá pra controlar as mamadas. Eu sempre dou banho a noite por volta de 19h ... isso sempreeeeee!!! Até hoje é assim e ele se acostumou com isso, vai chegando a hora, se não cumpro ele vai ficando enjoadinho, porque precisa dessa segurança. A partir dos 2 meses já dá para conduzir a rotina para as mamadas, seja aleitamento materno ou artificial o ideal é que o bebê mame em um intervalo de 3 (mínimo) a 4 (máximo) horas.
O segundo passo que tento são as rotinas de sono. Os banhos sempre são seguidos de mamada e logo vem o soninho coloco pra dormir. Funciona super bem, e garanto que isso dá certo com qualquer bebê.
Outra coisa é que o bebê precisa dormir sempre no mesmo lugar, nada de colocar ele na sua cama um dia, outro dia no sofá, no berço, carinho, cercadinho.... Vai por mim, no começo eu fazia isso e foi muito difícil acostumar o Leozinho no bercinho. O Pediatra recomenda que após 2 meses o bebê ja durma no seu quartinho sozinho, porque o risco de engasgar é bem menor e com a babá eletrônica fica tudo tranquilo. Antes disso, é bom que ele durma no carinho ou moisés ao lado da sua cama, além de ser mais prático pra você é mais seguro para o bebê.
Rotina, dá segurança ao bebê!!
Quando ele crescer a rotina fará dele uma criança organizada, obediente, e os problemas com horários serão menores porque já terão virado hábito, assim como as outras rotinas normais do dia.
O bebê não tem capacidade de criar sua própria rotina, isso depende de você, e ele agradece muito por isso, porque torna a vida dele mais fácil e ele mais feliz.
Basicamente o que precisa ser feito é se organizar, ter uma rotina adequada aos horários da família.
De 0 a 3 meses: Organize a rotina do bebê de uma forma mais ou menos organizada. Vai aos poucos fazendo sempre as mesmas coisas no mesmo horário, comece pelos banhos, controle as sonecas e depois a alimentação. Aos poucos, torne os horários mais fixos, como dar banho sempre na mesma hora ou trocar as fraldas depois das mamadas.
Crie uma rotina consistente para a hora de dormir. Ao fazer as coisas da mesma forma todas as noites e sensivelmente à mesma hora ajuda o seu bebé, que não consegue ver as horas, a aperceber-se de que está na hora de dormir. Exemplo: dar o banho, mudar de roupa, dar de comer, embalar até ficar sonolento e depois deitar no berço.
Prepare o quarto para dormir. Quando coloca o seu bebé na cama, as luzes devem estar apagadas e as cortinas puxadas. Utilize uma luz de cabeceira ou de presença para ter luz suficiente para ver o que faz. Mantenha o quarto silencioso ou utilize um aparelho gerador de ruído branco ou uma música de embalar para bloquear os sons do resto da casa.
Não espere até o bebé adormecer nos seus braços. Deite o bebé quando este estiver sonolento, mas ainda acordado. Isto vai ajudá-lo a aprender a adormecer por si só, sem ter de ser embalado ou amamentado para dormir. Se o bebé acordar mais tarde, poderá adormecer sozinho sem chorar para ser embalado.
De 3 a 6 meses: Continue com a rotina diária, com horários para higiene, alimentação, passeios e sono, agora mais regulares e fixo. O bebê já entrou no rítmo das 24 horas e já reconhece as diferenças entre dia e noite.
De 6 meses a 1 ano: Se você foi fiel a rotina, verá que o bebê faz sempre tudo no mesmo horário sempre e o melhor ele tem necessidade disso. Agora já é hora de introduzir o “não pode, machuca” para essa etapa de educação. Use frases curtas, com voz baixa e firme. Você estará ensinando a obediência e sua autoridade ao bebê. Não deixe para fazer isso mais tarde, esse é um momento de muito aprendizado e aprender certo fará toda a diferença e você não terá que reeducá-lo mais tarde.
De 1 a 2 anos: Ele vai precisar de limites físicos, como um obstáculo qualquer que o impeça de chegar perto de lugares perigosos dentro de casa. Prepare-se para ver cara feia e choro. Mas continue mostrando quem tem autoridade. Não retire nada do lugar, apenas coisas perigosas. O bebê deve aprender sobre limites, que tem coisas que estão ali para não ser mexidas. Retirar tudo do lugar, descaracterizar sua casa por causa do seu filho não vai educá-lo. Faça isso e não terá problemas na sua casa e principalmente quando for visitar alguém.

Tente colocar em prática!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign