quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Ninando e aprendendo

O conselho mais importante que eu posso dar hoje é simples: não fique em pé quando pode sentar-se, não fique sentada quando pode deitar-se e não fique acordada quando pode dormir...rsrsrrsrsrsrs, tá rindo? chupa essa manga...até q não posso reclamar, porque ele tem dormido 6h seguidas durante a noite, e isso me ajuda bastante!
Por que a criança tem dificuldade em pegar no sono? Por que é preciso fazê-la adormecer, se dormir é um ato natural, fisiológico? Adormecer crianças supõe que elas não adormecem sozinhas, e que há um desejo adulto para o sono infantil. A criança tem medo do escuro e do abandono. O bebê busca o olhar e o calor da mãe. Que mãe? Que bebê? É um bebê que não existe sozinho, ele só existe junto-com-a-mãe, em estado de dependência.
O acalanto costuma acontecer à noite, frente ao grande escuro, na intimidade da relação mãe-filho. Um embalo ritmado e lento se mescla aos afagos leves; a melodia é simples, repetitiva, agradável, cantada em tom delicado, sussurrante; as palavras aludem à exaltação narcísica da criança-linda-da-mamãe, a seu afastamento para trabalhar ou passear, à proteção divina ou dos anjos, frente a perigos indeterminados ou míticos. É usado para exorcizar os ‘maus espíritos’ que rondam mãe e filho para separá-los. Também acaba servindo para ajudar mãe e criança a aceitar a solidão humana. O acalanto é uma forma sempre cheia de ternura, mesmo onde há alusão a espectros de terror. A monotonia ou onomatopéia são sons repetitivos que imitam encantamentos, para obter o fim desejado”. (*)Além do aconchego e da cantiga, há o fenômeno cinestésico do embalo, com as variações de velocidade do movimento pendular da rede ou da cadeira, que produzem tonteira pela aceleração / desaceleração, que, segundo Newcomb, é essencial ao desenvolvimento neuro-psico-motor da criança, por isso que ela tanto ama os brinquedos de balanço, a gangorra e os rodopios. A mãe que embala o berço é a mesma que canta para afugentar as sombras da noite e as ameaças que pairam sobre ela mesma e o bebê. É ela que olha o filho com ‘bons olhos’ e afasta o mau olhado. É também nessa hora que descansa, ela que se imagina sob a constante ameaça de separação do filho, desde o parto."
...isso é pra quem critica o ato de ninar, adoro ninar ele pra dormir, ver seu olhinho me olhando como se estivesse pendindo algo, quase fechando, seus reflexos de sorriso, é a maior recompensa que tenho!
Recebemos a visita do Tio Frank!! Leozinho mais uma vez arrasou ns sorrisos =).
Bjoooos!

Um comentário:

  1. flor....tenta..coloca lo assim...barriga com barriga...
    eles amam...
    a Livia so dorme assim...
    pk se nao ave mariaaa....
    e o baby ta bom???
    bjokasss

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign