sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Hora do sono

A hora de dormir tem sido um problema, confesso que acostumei ele mau, só dorme sendo ninado, e no colo, mas comecei a estabelecer uma rotina de deixá-lo no carrinho e estou procurando fazer com que ele adormeça sozinho, estou sempre por perto, seguro sua mãozinho, canto uma musiquinha, mas é dificil, as vezes ele se irrita e cai no choro.
Peguei algumas dicas de sono:
1.Com 2 meses de idade o bebê começa a aprender a diferença entre dia e noite. Para ajudá-lo nessa diferenciação, deixe o quarto iluminado e mantenha os ruídos normais da casa durante os cochilos diurnos. À noite, escureça tudo e reduza o barulho.
2. Evite acordar o nenê. A descontinuidade do sono não é saudável.
3. Não se iluda achando que, se a criança não dormir durante o dia, vai repousar melhor à noite. Quando ela puxa os cochilos diurnos, fica extremamente cansada, o que acaba atrapalhando o sono noturno. A soneca deve ter no mínimo uma hora. Do contrário, o ciclo do sono fica incompleto e a criança acaba mais estressada.
4. Aprenda a conhecer os sinais indicativos de que seu filho está começando a ficar sonolento. Muitos esfregam os olhos, coçam a orelha, ficam com o olhar parado, ou irritados. É esse o momento exato de levá-lo para o berço ou para a caminha. Não deixe que fique cansado demais pois a irritação compromete o adormecer.
5. O ideal é que o filho durma sozinho, sem sua ajuda. Para isso, coloque-o no berço enquanto estiver sonolento, mas ainda acordado.
6. O recomendado é que a criança vá dormir entre 20 ou 21 horas, quando o organismo começa a produzir substâncias que induzem ao sono como a melatonina. "Muitas vezes os pais chegam do trabalho e querem brincar com a criança. Tudo bem se esse horário se estender um pouco, desde que seja o mesmo todas as noites", aconselha a pediatra Ana Maria Escobar, do Instituto da Criança da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
7. Faça com que o pequeno tenha muita atividade física durante o dia, brinque, nade, corra, no caso dos maiorzinhos. Se ficar o dia todo na frente da televisão não estará cansado na hora de dormir.
8. Crie uma rotina de sono, ou seja, coisas que você realiza sempre antes de colocá-lo para dormir à noite. Por exemplo: faça uma massagem, dê um banho, a mamadeira, escove os dentes, embale o nenê e coloque-o no berço.
9. Para as crianças que estão na fase oral, que vai até cerca de 2 anos, a chupeta pode funcionar como um calmante.
10. Passe a usar fralda noturna, que dura até 12 horas sem vazar. Assim não é preciso trocá-la durante a noite, correndo o risco de acordar o bebê.
11. Deixe uma luz bem fraquinha acesa no quarto do bebê. Assim, quando ele acordar no meio da noite e você for ao seu encontro poderá cuidar dele sem iluminar demais o ambiente.
12. Preste atenção na temperatura do quarto e na quantidade de cobertores no berço. O ambiente ideal deve estar entre 18°C e 22ºC. Cuidado para não superaquecer o nenê.
13. Nos dias frios, coloque um pijama mais quente no bebê e menos cobertores. Mesmo que se descubra durante a noite, não sentirá frio.
14. Evite deixar que, durante o dia, a criança durma longos períodos no colo. Isso pode causar dependência e ela vai se recusar a ir para o berço à noite.
15. Cerca de uma hora antes do horário em que o pequeno dorme normalmente, comece a acalmá-lo. Evite brincadeiras agitadas, use uma luz menos intensa, fale baixo.
16. Quando o nenê acordar à noite, vá até o quarto calmamente, mas não converse muito com ele. Isso pode despertá-lo ainda mais.
17. Enquanto dormem, os bebês podem emitir alguns choramingos. Não vá ao quarto correndo ao primeiro sinal de movimento, espere para ver se ele continua adormecido.
18. "Evite tirar o bebê do berço durante a noite mesmo que ele acorde. Tente confortá-lo lá mesmo", aconselha o neurologista Rubens Reimão.
19. Todos os nenês passam por fases de sono mais leve durante a noite e, muitas vezes, chegam a acordar e ficam com medo por estarem sozinhos. É preciso que aprendam a dormir por conta própria. Para ajudá-lo, durante o dia afaste-se por alguns minutos, vá para outro cômodo da casa, mas continue falando com ele ou cantando. Assim ele vai perceber que, embora não possa vê-la, você está por perto.
20. Para algumas crianças, um bicho de pelúcia, um travesseiro ou uma fralda de pano ajudam a acalmá-las à noite. É o que os psicólogos chamam de objeto de transição. Sua função é suavizar a sensação de separação dos pais na hora de ir para a cama, transmitindo calor, conforto e segurança.
21. No caso de bebês que consomem outros alimentos além do leite materno, evitar achocolatados à noite. O chocolate, por ser estimulante, pode comprometer o sono.
22. Quando a criança é um pouquinho maior, com cerca de 18 meses, pode resistir mais à idéia de ir para a cama. Faça com que ele participe da decisão de dormir com perguntas como: "Você quer deitar-se agora ou daqui a cinco minutos?" "Que história quer que eu conte?" "Que pijama você quer vestir?"
23. Não deixe brinquedos no berço para que, se ele acordar à noite, não fique tentado a brincar.
24. Depois de uma certa idade, entre 6 meses e um ano, a criança tem um relógio biológico muito definido. "Por isso, não adianta colocá-la para dormir mais tarde na esperança de que ficará um pouco mais na cama pela manhã. Isso só vai fazer com que durma menos", lembra Rubens Reimão.
25. No caso do início do horário de verão, ou sempre que tiver de mudar a hora em que o bebê vai dormir, comece a colocá-lo na cama cinco minutos mais cedo (ou mais tarde) a cada dia. Assim ele terá cerca de duas semanas para se acostumar sem uma mudança brusca.
26. Se a criança já tomar papinha, sirva o jantar até duas horas antes do horário de dormir para que a digestão não atrapalhe o sono. E, antes de ela deitar, ofereça leite para que não sinta fome à noite. Mas não se esqueça de limpar e escovar seus dentinhos e gengivas para evitar cáries.
Para quem tem sangue frio: Alguns pediatras pregam que a criança deve aprender a adormecer sozinha (a partir dos 3 meses), mesmo que isso implique em longos períodos de choro. É a garantia de que o pequeno vai dormir a noite toda. Aprenda como é a técnica:
• Coloque o bebê sonolento, mas ainda acordado, no berço. Se ele chorar, espere cinco minutos antes de voltar ao quarto. Mas fique apenas alguns segundos, nem toque nele, diga "mamãe está aqui, volte a dormir", e saia.
• Se ele ainda continuar chorando depois de dez minutos, volte, fale com ele e saia novamente.
• Retorne ao quarto a cada quinze minutos até que ele pare de chorar e durma.
• Repita a técnica sempre que o bebê acordar à noite e por quantas vezes seja necessário até que ele aprenda a dormir sozinho.

FONTE: Meu Nenê Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign

Sign by Danasoft - Get Your Free Sign